6ª Rota do Contrabando BTT

6ª Rota do Contrabando BTT
Vale da Mula - Aldea del Obispo

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jogos Tradicionais de Aguiar da Beira comemoram “Bodas de Prata”


Irá realizar-se no próximo domingo dia 21 de Junho, os vigésimos quintos Jogos Tradicionais do Concelho de Aguiar da Beira, este ano em Sequeiros. Para a comemoração das bodas de prata dos Jogos, este ano apresentam-se algumas novidades neste evento. Desenvolveu-se uma exposição itinerante de fotografias retrospectivas dos 25 anos dos Jogos Tradicionais, recuperam-se a prática de vários jogos antigos, tais como o Jogo da Panelinha, Jogo dos Cantinhos, Jogo do Pelão, Jogo das Pedrinhas, etc.
Os artesãos do concelho também foram sensibilizados a participar neste evento através da demonstração no dia dos Jogos de alguns tipos de trabalhos, também eles tradicionais.
Este evento anual é organizado pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e este ano pela Junta de Freguesia de Sequeiros, em colaboração com as restantes Juntas de Freguesia, Associações, Comércio e Instituições Bancárias locais e tem como objectivos a prática de várias modalidades dos jogos deixados pelos nossos avós e assegurar uma tarde de alegria e convívio. Durante a manhã o Grupo de Bombos de Carapito irá fazer uma arruda pela freguesia de Sequeiros e a tarde de convívio inicia-se com o desfile das freguesias do concelho pelas 14h00. De seguida iniciam-se os jogos tradicionais, malha, raiola, barra de pedra, panco, cantarinha, subida ao pau ensebado, salto a pés juntos, corrida de sacos, corrida de cântaros, jogo do porco ensebado e luta de tracção com corda. No final dos jogos realiza-se a divulgação e distribuição dos prémios pelos participantes. Este é um evento emblemático com grande reputação tanto no distrito como a nível nacional, pois é reconhecidamente o evento de Jogos Tradicionais mais antigo do país

www.cm-aguiardabeira.pt

Telf. 232 689 140 – piscinas@cm-aguiardabeira.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário